sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Mídia pode ser chamada de 4° poder?Qual sua influência sobre as pessoas?
A influência da mídia sobre as pessoas é muito grande um exemplo são as novelas,muitas pessoas imitam o uso das roupas usadas nas novelas , até os nomes das crianças têm acompanhado o dos nomes das personagens das tramas.
Toda essa influência que as Novelas provacam não é espanto porque as pessoas se espelham mesmo em personagens.
Andressa Machado
domingo, 27 de julho de 2008
Mídia pode ser chamada de 4° poder?Qual sua influência sobre as pessoas?

Uma função do Jornalismo nos regimes democráticos (como o nosso) é fiscalizar os poderes públicos e privados (Executivo, Legislativo e Judiciário) e assegurar a transparência das relações políticas, econômicas e sociais. Por isso, a imprensa e a mídia são denominadas de Quarto Poder.
A mídia tem enorme influência sobre a população pois o acesso a informação está em todos os lugares (televisão,computador,jornal e revistas) pois nosso país está cada mais ligado à internet que nunca,sendo o primeiro país da América Latina e o quinto no mundo no uso da internet. A mídia pode também facilmente manipular o modo de pensar das pessoas,ou podendo salientar fatos acontecidos, como o caso Isabela,você que está lendo óbviamente já viu,ouviu falar ou já viu reconstituições do caso.Tudo por causa da mídia que atualmente tem o papel de nos informar,divertir,distrair etc.Ou seja, a mídia é parte de nossas vidas e nos tem grande influência.
(coloquei um video sobre o asunto na barra de vídeos na parte inferior do blog- CQC )
Rafael Coelho
terça-feira, 13 de maio de 2008
Introdução

A Sociedade atual pode parecer muito desigual porém sem ela você não estaria vendo este blog por que provavelmente não teriamos internet,computador ou a própria luz.
É realmente difícil pensar que todas essas coisas que julgamos tão essenciais para nossas vidas poderiam não existir sem a organização, a base de nossa Sociedade.

Uma Pergunta
Bom, para tentar explicar isso é só pensarmos nas nossas vidas, no nosso cotidiano.A maioria de nós temos algum time do coração de futebol ou quarquer outro esporte,só esse fato já é um meio de nós interagirmos com a sociedade e vice versa,pois quando vamos aos jogos ou vestimos a camiseta de nosso time estamos participando junto a muitas outras pessoas,ou seja, uma forma de sociedade.

As desigualdades sociais no Brasil
Até 1930, a produção brasileira era predominantemente agrária, que coexistia com o esquema agrário-exportado, sendo o Brasil exportador de matéria prima, as indústrias eram pouquíssimas, mesmo tendo ocorrido, neste período, um verdadeiro “surto industrial.
(Dados Wikipédia).
O crescente estado de miséria, as disparidades sociais, a extrema concentração de renda, os salários baixos, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a marginalidade, a violência, etc, são expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais no Brasil.
As desigualdades sociais não são acidentais, e sim produzidas por um conjunto de relações que abrangem as esferas da vida social. Na nossa economia existem relações que levam a exploração do trabalho e a concentração da riqueza nas mão de poucos.
A industrialização no Brasil, a partir da década de 30, criou condições para a acumulação capitalista, evidenciado não só pela redefinição do papel estatal quanto a interferência na economia (onde ele passou a criar as condições para a industrialização) mas também pela implantação de indústrias voltadas para a produção de máquinas, equipamentos, etc. A política econômica, estando em prática, não se voltava para a criação, e sim para o desenvolvimento dos setores de produção, que economizam mão-de-obra. Resultado: desemprego.

A Sociedade Atual
A sociedade em que vivemos e sua estrutura econômica é tipicamente hedonista e se reflete numa estrutura econômica de valores, onde o capital comanda o trabalho, onde as coisas acumuladas (riquezas) têm valor superior ao homem.
Texto elaborado em 08/08/2003 por José Cesar Oliveira .
Qual é o Objetivo da Sociedade?
As primeiras e mais simples foram criadas pela sobrevivência,e a maioria delas, criadas perto de rios para facilitar seu consumo.
Também o principal objetivo da Sociedade é a socialização do homem com o mesmo, pois como os animais o homem precisa de seu semelhante para viver.
Podemos também identificar outra característica da sociedade, como a forma mais natural do homem viver em grupos, como os animais.E em nossa opinião, a única forma de o homem unir-se e evoluir intelectualmente.